O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Amambai, terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
(67) 3481-7400 /
Atendimento: Segunda a sexta :07h às 11h - Externo / 13h às 17h - Interno
Idioma
Português
English
Español
Français
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
A forte chuva foi registrada no início da tarde da última sexta-feira, 13 de fevereiro.
A forte chuva registrada no início da tarde da última sexta-feira, 13 de fevereiro, mobilizou equipes da Prefeitura de Amambai e provocou danos tanto na zona rural quanto na área urbana do município. Segundo dados da Coopersa, foram aproximadamente 120 milímetros de precipitação, sendo 62,2 milímetros em apenas uma hora, conforme a Defesa Civil estadual.
Levantamento na zona rural
Na zona rural, o volume concentrado provocou alagamentos em áreas produtivas, erosões com rompimento de curvas de nível, danos em lavouras recém-implantadas, especialmente de milho, além de prejuízos em estradas vicinais.
Entre os pontos atingidos está a MS-485, na saída para Aral Moreira, onde foram registrados danos na via e dificuldades de tráfego. Como exemplo das áreas rurais afetadas, produtores relataram prejuízos na Fazenda Boqueirão – Parte 2 e na Fazenda J.S. Boqueirão, onde houve impacto em lavouras e acessos internos.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Manoel Douglas A. D. Junior, os impactos podem comprometer parte da safra em curso.
A Defesa Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) iniciaram levantamentos nas regiões afetadas para identificar os pontos mais críticos e buscar soluções para recuperação das estradas e apoio aos produtores.





Atuação na área urbana
Na cidade, ruas, estabelecimentos comerciais e residências foram alagados. O Corpo de Bombeiros realizou o resgate de uma mulher que ficou presa em um veículo na Avenida Nicolau Otano e retirou um idoso de uma residência invadida pela água na região da Vila Copacabana.
Foram registrados alagamentos na Avenida Pedro Manvailler, Rua da República, Rua Benjamin Constant, nas proximidades da Lagoa do Tênis Clube, na ponte do Córrego Areião (acesso ao Residencial Pôr-do-Sol II) e no Parque da Cidade Muriama Mascarenhas.
Na Rua Antônio Pereira dos Santos, na Vila Pimentel, a força da enxurrada abriu erosões na pavimentação. A Prefeitura acionou a empresa responsável pela obra e realizou a sinalização dos locais afetados para garantir a segurança da população.
Durante o temporal, o prefeito Sérgio Barbosa acompanhou equipes da Defesa Civil e secretarias municipais na vistoria dos pontos considerados críticos, determinando providências emergenciais.
Segundo a Defesa Civil, o grande volume de chuva concentrado em curto espaço de tempo foi determinante para os alagamentos registrados.
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)

Fique por dentro dos índices - ver todas
UFA - 2025
R$ 86,27
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda a sexta :07h às 11h - Externo / 13h às 17h - Interno
Versão do sistema: 2.0.0 - 13/02/2026
Portal atualizado em: 17/02/2026 11:00:37