O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Amambai, segunda-feira, 08 de dezembro de 2025
(67) 3481-7400 /
Atendimento: Segunda a sexta :07h às 11h - Externo / 13h às 17h - Interno
Idioma
Português
English
Español
Français
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Delegação leva contribuições locais ao debate em Campo Grande
Entre os dias 10 e 12 de junho, a cidade de Campo Grande sediou a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT), reunindo representantes de diversos municípios sul-mato-grossenses para debater o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. O evento ocorreu nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e teve como objetivo fortalecer o controle social e ampliar a participação popular na construção e efetivação das políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador.
Amambai marcou presença com uma caravana representativa formada por integrantes da gestão pública e do controle social. A delegação contou com o diretor municipal de Saúde, José Wilson; com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luzia Galceron; Jaqueline Amaral, representando o segmento dos trabalhadores; Márcio Dutra, pelo segmento dos usuários do SUS; e Rubens Aquino, chefe do polo da Casai/Sesai, como representante do segmento gestor.
A participação de Amambai na conferência estadual foi embasada pelas discussões realizadas localmente. Em 9 de abril, o município promoveu sua 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, também com o tema central da saúde como direito humano. O evento aconteceu no Alphaville Clube e contou com programação nos períodos da manhã e tarde, sendo um espaço importante de escuta, debate e formulação de propostas.
Durante os três dias da conferência estadual, os participantes discutiram eixos temáticos que envolvem a política nacional de saúde do trabalhador, as novas relações de trabalho e seus impactos na saúde, e a importância da participação popular para o fortalecimento do controle social.
A presença da delegação de Amambai reforça o compromisso do município com a construção coletiva de políticas públicas e a defesa da saúde como direito fundamental, ampliando o diálogo com as esferas estadual e nacional. As propostas locais, elaboradas durante a conferência municipal, foram levadas como contribuição ao debate estadual, fortalecendo a representatividade e a luta por condições de trabalho mais justas e seguras para todos.
Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai
Fique por dentro dos índices - ver todas
UFA - 2025
R$ 86,27
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda a sexta :07h às 11h - Externo / 13h às 17h - Interno
Versão do sistema: 2.0.0 - 05/12/2025
Portal atualizado em: 05/12/2025 17:57:00