.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a sexta das 07h às 11h - Externo / 13h às 17h - Interno 

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quarta-feira, 05 De Fevereiro De 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Amambai intensifica combate à dengue e reforça alerta à população

A Secretaria de Saúde reforça a importância de que os moradores sempre recebam os agentes de combate a endemias, que estão devidamente uniformizados.


Amambai encerrou 2024 com 998 casos confirmados de dengue e três óbitos, números que reforçam a gravidade da doença no município. Em janeiro deste ano, foram notificados 67 casos de dengue e 64 de chikungunya, com três confirmações para esta última.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Sinthia Maciel Neves, o número real de casos pode ser ainda maior devido à falta de exames realizados pelos pacientes. “Além de ajudar no tratamento correto, os exames são essenciais para mapear a situação da doença e planejar as ações de combate”, explica. Ela reforça a importância de procurar o atendimento médico e realizar exames para garantir um diagnóstico preciso.

Ações de combate

A Secretaria de Saúde tem intensificado visitas às residências para orientar a população sobre os riscos da dengue e como se prevenir. Além disso, são realizadas ações diárias de controle mecânico, que consistem na eliminação de locais e recipientes que possam acumular água. Quando não puderem ser descartados, a recomendação é que sejam vedados ou tratados corretamente.

Outra medida que tem sido realizada em Amambai é o bloqueio químico, aplicado sempre que há um caso suspeito de dengue, chikungunya ou zika. A coordenadora explica que essa ação abrange o quarteirão onde ocorreu a notificação e os oito quarteirões ao redor, totalizando nove áreas protegidas. O bloqueio químico consiste na aplicação de inseticidas em locais com suspeita ou confirmação de casos da doença, com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Para que o bloqueio seja mais eficiente, a Prefeitura reforça a importância de os moradores abrirem portas e janelas no momento da aplicação do inseticida, permitindo que o produto tenha maior alcance e eficácia.

Além disso, os moradores devem sempre receber os agentes de combate a endemias, que estão devidamente uniformizados e se apresentam de forma adequada. Imóveis que não podem ser visitados podem esconder criadouros do mosquito e contribuir para a proliferação da doença, aumentando os riscos de transmissão de arboviroses.

Limpeza e conscientização

Para reduzir os focos do mosquito, a Prefeitura também tem intensificado ações de limpeza em vias públicas e estradas vicinais, onde há descarte irregular de lixo. No entanto, servidores relatam que, mesmo após as limpezas, alguns moradores continuam jogando resíduos de forma inadequada.

O secretário de Saúde, Alessandro Godoi Barbosa, alerta que o descarte irregular é um crime ambiental e contribui diretamente para a proliferação da dengue. 

A Prefeitura reforça o pedido para que a população mantenha os terrenos limpos, elimine criadouros do mosquito e denuncie descartes irregulares. O combate à dengue é um compromisso de todos e só será eficaz com a participação coletiva.

São realizadas ações diárias de controle mecânico, que consistem na eliminação de locais e recipientes que possam acumular água.

 

Bloqueio químico consiste na aplicação de inseticidas em locais com suspeita ou confirmação de casos da doença, com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

 

 

Coordenadora de Vigilância em Saúde, Sinthia Maciel, diretor de saúde, José Wilson, prefeito Sérgio Barbosa, secretário municipal de Saúde, Dr. Alessandro.
Reunião com agentes de saúde e de combate à endemias no inícios dos trabalhos de 2025.

 

270 Visualizações

Notícias relacionadas

23

.

18 de Maio de 2025

Saúde

.

Amambai inicia atendimentos no CAPS I e fortalece rede de atenção à saúde mental

.

Unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com equipe multiprofissional preparada para acolher a população

.
.
Continuar lendo
.

82

.

13 de Maio de 2025

Saúde

.

CAPS I inicia atendimentos nesta sexta-feira, 16: marco para a saúde mental no município

.

Além da equipe da Prefeitura de Amambai, o evento contará com a presença do deputado federal, Dr. Geraldo Resende.

.
.
Continuar lendo
.

451

.

05 de Maio de 2025

Saúde

.

Casos de vírus respiratórios aumentam e Saúde de Amambai alerta para vacinação e cuidados preventivos

.

População deve redobrar a atenção: já houve óbito confirmado por rinovírus em abril e neste sábado, 10 de maio, tem Dia D de vacinação em todas as unidades de saúde

.
.
Continuar lendo
.

166

.

23 de Abril de 2025

Saúde

.

Carreta do Hospital de Amor realiza atendimentos em Amambai até sexta-feira, dia 25

.

Ação oferece exames gratuitos de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos com apoio da Prefeitura de Amambai

.
.
Continuar lendo
.

178

.

17 de Abril de 2025

Saúde

.

Vacinação na Feira do Peixe: oportunidade para colocar a caderneta em dia

.

Feira do Peixe acontece nos dias 17,18 e 19 de abril na Praça Coronel Valêncio de Brum

.
.
Continuar lendo
.

200

.

17 de Abril de 2025

Saúde

.

Vacinação contra a gripe chega ao Lar do Idoso em Amambai; campanha segue nas unidades de saúde

.

A Feira do Peixe, de 17 a 19 de abril, também contará com um ponto de vacinação

.
.
Continuar lendo
.

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Amambai - MS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.