Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Amambai, terça-feira, 09 de dezembro de 2025 Telefone (67) 3481-7400 /

Atendimento Atendimento: Segunda a sexta :07h às 11h - Externo / 13h às 17h - Interno 

Idioma

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Segu
01/12
Parcialmente Nublado
Máx 34 °C
Min 22 °C
Índice UV
0.0
Terç
02/12
Chuva
Máx 29 °C
Min 20 °C
Índice UV
0.0
Quar
03/12
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
0.0
Quin
04/12
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 17 °C
Índice UV
0.0

Desenvolvimento Econômico - Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura, Agraer e UEMS visitam local para criação de viveiro de erva-mate

Na última sexta-feira (24), o prefeito Sérgio Barbosa realizou uma visita técnica na Aldeia Amambai, acompanhado por representantes da Agraer, da UEMS e lideranças indígenas locais. A equipe avaliou uma área ao lado do parque indígena como possível espaço


Na última sexta-feira (24), o prefeito Sérgio Barbosa realizou uma visita técnica na Aldeia Amambai, acompanhado por representantes da Agraer, da UEMS e lideranças indígenas locais. A equipe avaliou uma área ao lado do parque indígena como possível espaço para a instalação de um viveiro de mudas de erva-mate, parte de um projeto da Agraer para revitalizar a cultura da erva-mate no Mato Grosso do Sul.

Participaram da visita o coordenador local da Agraer, Emerson Machado; o capitão da aldeia, Flaviano Franco; o coordenador técnico regional da Agraer, Antônio Carlos Peixoto; o empresário Christiano Bortolotto; e o professor doutor Moisés Centenaro, da UEMS, que colabora diretamente na iniciativa.

Revitalização da produção de erva-mate

O coordenador regional da Agraer, Antônio Carlos Peixoto, destacou a relevância do projeto para transformar a realidade do estado. "Atualmente, 90% da erva-mate consumida em Mato Grosso do Sul é importada de outras regiões, como Paraná, Rio Grande do Sul e países vizinhos. Nossa meta é fortalecer a agricultura familiar e desenvolver a produção local", afirmou.

Segundo Peixoto, o viveiro será um dos mais avançados tecnologicamente no estado, com a capacidade de produzir mudas de alta qualidade. "A ideia inicial é produzir e distribuir mudas para os agricultores familiares que já fazem parte da cadeia produtiva da erva-mate", acrescentou.

Parcerias que impulsionam o projeto

O projeto conta com o apoio estratégico da UEMS, que contribuirá com pesquisas e tecnologias voltadas à implementação do viveiro. Para o prefeito Sérgio Barbosa, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável. "Além de fomentar a economia local, este projeto valoriza a cultura da erva-mate, que tem grande relevância histórica e cultural para nossa região", pontuou.

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

525 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFA - 2025

R$ 86,27

Versão do sistema: 2.0.0 - 05/12/2025

Portal atualizado em: 09/12/2025 10:54:41

Prefeitura Municipal de Amambai - MS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.