sexta-feira, 19 de abril de 2024

Secretaria de Educação de Amambai realiza Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC

A Prefeitura de Amambai através da Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 10 de julho, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação-SIMTED, o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC.

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos Governos Federal e Estadual e pela administração municipal dos municípios para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

A equipe de profissionais do PNAIC do município de Amambai, coordenada pela professora Liziana Arâmbula Teixeira, é composta por cinco profissionais: Glauce Leite Mascarenhas, Ilda Dias de Assis, Maristela Zagonel da Silva, Priscila da Rosa Lescano e Simone Cardoso de Oliveira.

O evento contou com a participação do prefeito Edinaldo de Melo Luiz Bandeira, do vice-prefeito Valter Brito, do presidente da Câmara de Vereadores Dilmar Bervian, do vereador Darci José da Silva, da professora Denise de Deus Mateus no ato representando a Secretária de Educação Zita Centenaro, dos diretores das escolas da REME e da Coordenadora Regional de Ponta Porã Célia Ruiz Nunes de Oliveira.

As ações do PNAIC foram iniciadas em novembro de 2017 e encerraram-se no mês de julho. Estiveram envolvidos nas formações professores alfabetizadores de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e estadual, professores da pré-escola, coordenadores pedagógicos, articuladores e mediadores do Programa Novo Mais Educação, professores que atuam na sala de recursos e como apoio na rede municipal. Ao todo foram capacitados 190 profissionais.

O evento contou com apresentações culturais dos alunos das escolas da rede municipal e estadual, vídeo de depoimentos dos professores e palestra da professora mestra Mirta Rie de Oliveira Tominaga da Coordenadoria Regional (CR011) de Ponta Porã, que falou sobre a importância da implementação da Base Nacional Comum Curricular-BNNC na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização.

O PNAIC é um programa de formação continuada que tem como foco alfabetizar as crianças até os oito anos de idade, melhorando consequentemente a qualidade de ensino e elevando assim os índices da educação nos anos iniciais.

02/08/2018 09h07 – Por: SEMED