quinta-feira, 28 de março de 2024

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

O Ministério da Educação (MEC) desenvolve desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado a alfabetização de jovens, adultos e idosos, com o objetivo principal de universalizar o acesso à educação.

Atualmente o Programa Brasil Alfabetizado está presente em 1.928 municípios e desde 2003, já alfabetizou doze milhões de pessoas.

O município de Amambai, através da Secretaria Municipal de Educação, oferece sete turmas de alfabetização, sendo: duas turmas na Escola Municipal Marlene Vilarinho, duas turmas na Escola Estadual Cel. Felipe de Brum, uma turma na Escola Municipal Maria Bataglin Machado, uma turma na Associação de Moradores Alcindo Franco, uma na Pastoral Familiar Vila Cristina.

Para que o município ofereça o Programa, é necessário fazer a Adesão quando solicitado pelo MEC, depois de aprovado e autorizado, realiza-se o Cadastro do Coordenador e dos Alfabetizadores, que consequentemente irão buscar os alfabetizandos e o local para realização das aulas. O Programa tem duração de oito meses e os afabetizadores recebem uma bolsa auxílio de quatrocentos reais mensais.

Está a frente do programa em Amambai a Professora Algemira dos Santos Tobias, juntamente com as alfabetizadoras, as professoras Daiane Centurion de Souza, Ereny Fatima Miranda Sanches dos Santos, Hevelyn da Silva Holsback, Jonecy Aparecida Miranda Obregão, Maria Antonia dos Santos Duarte, Maria de Fatima Rodrigues Ribeiro e Maria Luzia Fernandes Ramires.

A duração das aulas são de duas horas e meia, por dia, de segunda à quinta-feira e de quinze em quinze dias há uma Formação Continuada dos Alfabetizadores com a Coordenadora do Programa, onde estudam sobre a alfabetização de adultos entre outros assuntos ligados a educação, trocam experiências do trabalho realizado e fazem seu planejamento. Durante a semana a Coordenadora visita as salas para acompanhamento do Programa.

25/06/2018 10h39 – Por: SEMED

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO