quarta-feira, 8 de maio de 2024

Profissionais de saúde participam de palestra sobre a Febre Amarela em Amambai

25/01/2018 08h37 – Por: Assessoria

Profissionais de saúde de todas as áreas do município participaram de uma palestra sobre a Febre Amarela nesta quarta-feira, 24 de janeiro. O intuito do evento organizado pela Prefeitura Municipal de Amambai, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é o de passar mais informações sobre a doença.

De acordo com a diretora de saúde, Dirlene Zanetti, estes profissionais tem o maior contato com a população e poderão estar alertando e explicando mais sobre o assunto. “Eles estarão passando a informação real e coerente, diminuindo assim o alvoroço que a doença vem causando”, disse ela.

O Superintendente de Governo, Sergio Perius, que no ato representou o Prefeito Municipal, afirma que esta programação demonstra o compromisso que a prefeitura tem com a promoção da saúde. “Neste momento em que vivemos, estamos vendo a insegurança da população e a busca pela imunização, então faremos um grande trabalho de enfrentamento, informando para evitar atitudes desnecessárias”, explicou.

Sobre a palestra

Com o tema “Aspectos da vigilância epizootias de primatas não humanos e entomologia aplicada da febre amarela”, os presentes puderam assistir os convidados da coordenadoria do estado de Entomologia Gilmar, Paulo Silva, João Tabosa e João Rodrigues apresentarem um pouco mais sobre a doença, principalmente sobre seu meio de transmissão.

De acordo com João Tabosa, que é responsável pelo núcleo de vetores de Dourados, a maior preocupação a qual precisamos ter é a de que o mosquito transmissor deixe de ser silvestre e se torne urbanizado. “Precisamos trabalhar em conjunto neste momento”, afirmou o profissional.

No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata, não transmitindo a doença por contato, mas sim através do mosquito Aedes Aegypti, trazendo a doença para a área urbana.

Estiveram também presentes no evento o secretário de Saúde, Leonildo Acosta, a secretária de Assistência Social, Eronildes Saldanha, a coordenadora do núcleo de Ponta Porã, Angélica Saturnino e a coordenadora de Imunização, Leandra Henning, que repassou dados sobre a doença no município e respondeu a perguntas feitas pelo público.

Maiores informações sobre a doença podem ser recebidas através de agentes de saúde, nas unidades de saúde do município e na Secretaria Municipal de Saúde.

Profissionais de saúde participam de palestra sobre a Febre Amarela em Amambai