25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Produção de agricultores familiares de Amambai será comprada por paulistas

- Publicidade -

Agricultores participam de projeto da Prefeitura Municipal que visa a produção de maracujá em grande escala

Um projeto que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), ganhou um reforço de peso. Trata-se de uma das principais indústrias de polpa de frutas do Brasil, instalada no interior de São Paulo e com fortes representantes em Mato Grosso do Sul. Os empresários paulistas elogiaram o projeto da administração do prefeito Dr. Bandeira e asseguraram que tudo o que for produzido em Amambai, será adquirido pela empresa.

Na semana passada a Prefeitura de Amambai montou uma caravana composta pelos secretários municipais, Anilson Prego (Seagri) e Virgílio Silvero Neto (Tio Bilo), com representantes setores que trabalham com a agricultura familiar para conhecer a indústria Pura Polpa, situada na cidade de Guaraçaí, região de Araçatuba. No local, os amambaienses conheceram por dentro e por fora a empresa que está em franca expansão.

Depois da apresentação das instalações, Odair da Silva, gerente comercial da indústria, manteve reunião com os secretários e agricultores familiares de Amambai. Ele destacou que o projeto de produção de maracujá é excelente e pode agregar renda para as famílias. “É um produto que podemos dizer que é top de linha. Muito fácil de ser comercializado. Vocês podem produzir que nós vamos comprar todo o estoque”, disse, acrescentando que atualmente a indústria está comprando maracujá do estado da Bahia, que é muito mais longe.

Silva destacou que é importante os agricultores familiares estarem juntos em uma associação. Citou o caso de uma associação de Junqueirópolis, município daquela região paulista, onde é produzida acerola. “Esse é um modelo que vem dando certo, já que eles conseguem produzir muito, comercializam por um preço já pré-definido pela associação e no final do ano o que sobrou no caixa é rateado entre os associados, cabendo a cada um a participação de acordo com o que produziu”.

O secretário de Agricultura de Amambai, Anilson Prego, disse que o prefeito Dr. Bandeira está dando total autonomia para o desenvolvimento do projeto. Ressaltou que o primeiro passo é garantir assistência técnica adequada para que os agricultores familiares tenham todas as condições para produzir. A meta é reunir pelo menos 40 pequenos produtores no projeto de produção de maracujá.

“Estamos programando a realização de um seminário da agricultura familiar. Neste evento vamos oferecer quatro palestras tratando do tema. Nosso objetivo é criar alternativas de renda para as famílias que vivem em pequenas áreas de terras. A indústria de São Paulo já nos assegurou apoio e vai comprar tudo o que for produzido. Isso é importante porque garante segurança para os agricultores que sabem que podem produzir porque a comercialização é certa”, ressaltou.

Além dos representantes da Prefeitura de Amambai, participaram da reunião em São Paulo, Tusnelda Stein, Dilcélia Gabardo e Élia Borges dos Santos Lima, representando a Associação Mãos que Produzem Arte; Caroline Andrade da Silva, Geslaine Aparecida Alves e Zeila Moreira de Andrade, da Associação de Agricultores Familiares de Amambai (ASSAFAM); Arnaldo dos Santos Dias e Hermenegildo Lima Filho, do Assentamento Querência; Ademar Martins da Silva, do Assentamento Sebastião Rosa da Paz; e Luiz Canela, do Assentamento Guanabara.

Histórico

A indústria Pura Polpa foi inaugurada em 1994 em Guaraçaí, município que ganhava naquela época destaque pela grande produção de abacaxi no interior paulista. A idéia de implantar uma indústria surgiu em virtude de o mercado local não consumir toda a produção de abacaxi e a dificuldade para escoar para outras regiões brasileiras.

Com o passar dos anos a empresa foi se expandindo e diversificando a produção, atingindo hoje 31 tipos de polpas de frutas congeladas e ainda uma linha de frutas em pedaços congelados. Atualmente a Pura Polpa conta com distribuidores em vários estados, sendo que há mais de duas décadas possui representantes em Ponta Porã (H H Silvero) e em Amambai (Província). A empresa tem capacidade para armazenar mais de 800 toneladas de polpas congeladas, o que permite atender seus clientes durante todo o ano e ainda manter e aprimorar a qualidade dos produtos que levam a sua marca.

A tecnologia está presente em todos os processos da indústria, desde o recebimento e seleção das frutas, lavagem e desinfecção, despolpamento, pasteurização, embalagem e armazenamento em câmaras frias. O controle de qualidade é feito com inspeção em todas as etapas do processo e análise físico-química e microbiológica. A empresa comercializa seus produtos sem aditivos e conservantes e possui frota própria de caminhões para fazer as entregas.

Produção de agricultores familiares de Amambai será comprada por paulistas

Produção de agricultores familiares de Amambai será comprada por paulistas

Produção de agricultores familiares de Amambai será comprada por paulistas

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -