sexta-feira, 26 de abril de 2024

ProCEVE deverá ser implantado no 2º semestre nas escolas de Amambai

Programa tem por objetivo fortalecer a autoridade do professor e prevenir a evasão de alunos e a violência escolar.

09/06/2017 14h38

As escolas da rede municipal de ensino em Amambai deverão receber a partir do segundo semestre deste ano o “ProCEVE” (Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar).

No decorrer dessa semana a assistente social e bacharel em direito, Rosângela Quintana Alfonso Gonzaga, que ao lado de Dr. Sérgio Harfouche coordena as ações do Proceve em Mato Grosso do Sul, esteve em Amambai realizando palestras já visando a implantação do programa no município.

O Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar (ProCEVE), tem por objetivo, além de resgatar a autoridade dos professores em sala de aula, buscar maior comprometimento dos pais no dia a dia dos filhos no que diz respeito ao meio escolar e consequentemente em seus lares e cobrar também dos estudantes, maior comprometimento com a aprendizagem e boas maneiras.

O ProCEVE é um instrumento que visa ao resgate dos papéis de gestores, educadores, educandos e pais (ou responsáveis) e sua interface correlata à rotina escolar. A transferência da responsabilidade de educar, a inversão do exercício da autoridade nas relações professor/aluno e a ineficiência das respostas disciplinares oferecidas pela escola recebem proposta de enfrentamento exitosa, como vêm demonstrando os últimos anos.

Desde sua institucionalização em Campo Grande, o ProCEVE já foi implantado em mais de 300 escolas, as quais têm sido assistidas e acompanhadas pela 27ª Promotoria de Justiça. Dado seu sucesso, o programa foi apoiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e foi convertido em projeto de lei em discussão, hoje, no Senado Federal. Cidades e Estados pelo Brasil têm adotado esse programa para reduzir a violência e evasão escolar.

Com informações do site A Gazeta News e do portal Infância Protegida.

ProCEVE deverá ser implantado no 2º semestre nas escolas de Amambai