sexta-feira, 29 de março de 2024

Prefeitura de Amambai realiza Operação Safra 2019

A Prefeitura de Amambai, através da Secretária Municipal de Obras/Infraestrutura (Seinfra) vem realizando diversas ações para melhorar o escoamento de grãos da Safra 2019, tudo para facilitar o trabalho do homem e da mulher do campo. Nosso município possui dos 353 mil hectares, 100 mil de área plantada, todas descentralizadas, ou seja, esparramadas pela região e atualmente segue em grande expansão.

Geologia

O terreno natural de nosso município é o Arenito, rocha sedimentária de origem detrítica formada de grãos agregados por um cimento natural silicoso. As estradas possuem baixíssimo índice de cascalho, pedra usada para revestimento básico, o restante é formado apenas pela implantação de leito natural, onde havia vegetação e foram traçadas e definidas rodovias.

Grandes desafios

Entre os desafios enfrentados para fornecer esta qualidade nas estradas, está a quantidade elevada de chuvas concentradas em pouco tempo, isto ocorre devido a fenômeno natural La Niña. As chuvas destroem parte dos trabalhos, sendo um dos entraves da manutenção, foi o que ocorreu entre outubro e novembro de 2018.

Outros agraves são a ocupação por parte dos produtores da faixa de domínio, espaço a direita e esquerda do recuo da cerca, que ocasiona o efeito chamo estrada encaixada, causando o afundamento da estrada e o desague excessivo das propriedades que são canalizadas diretamente para a rodovia.

Operação

As ações realizadas constantemente pela Prefeitura, mas reforçadas durante este período são o patrulhamento, cascalhamento, limpeza, reposição de material limpo, manutenção e construção de tubos/bueiros, de cabeceiras de pontes e substituições eventuais de peças de madeira.
Entre as regiões que estão sendo atendidas estão Sertãozinho, Nova Esperança, 3 Barras, Cascavel, Novo Horizonte, Albuquerque, Piquenique, 7 Placas e outras.
Até o presente momento, o escoamento da produção da Safra de Verão tem ocorrido naturalmente.

Fonte: DECOM/Bruna Corrêa

Operação Safra 2019 está a todo vapor / Fotos: Seinfra