sexta-feira, 29 de março de 2024

Prefeitura de Amambai realiza ação de combate ao mosquito Aedes aegypti na Vila Limeira.

Surgimento do primeiro caso de Chikungunya em Amambai é um sinal de alerta para intensificar o combate contra o mosquito.

13/12/2017 11h24 – Por: Joaz B. Menezes

A Prefeitura de Amambai deu início às ações de prevenção e combate à Chikungunya, dengue, Zika Virus e Febre Amarela no município e, na manhã desta quarta-feira (13), equipes da Secretaria de Saúde, Controle de Vetores, 17º R C Mec, 3ªCIPM, 16º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, Defesa Civil, demais Secretarias da Administração Municipal e Entidades desencadearam um trabalho na região da Vila Limeira, por meio de intervenção direta para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.

O surgimento do Primeiro Caso de Chikungunya diagnosticado no município Amambaiense acende o sinal de alerta a todos os munícipes que tem em suas casas possíveis criadouros do inseto.

A chikungunya é uma doença viral também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que chegou ao Brasil em 2014. O nome dessa enfermidade significa “aqueles que se dobram” e faz referência aos primeiros pacientes diagnosticados com o problema, na Tanzânia, que se curvavam em virtude das dores provocadas pelo vírus.

A Chikungunya pode levar o paciente a óbito assim como as demais doenças transmitidas pelo mosquito.

O Secretário de Saúde de Amambai, Sérgio Perius, explica que as condições no local não são as melhores e que, apesar dos serviços constantes, foram encontrados focos da doença. “Estamos eliminando os focos, inclusive com retirada de pneus velhos, fazendo tratamento e orientando os moradores para que mantenham os quintais limpos, evitando depositar lixo nos terrenos”, comentou.

As ações na Vila Limeira acontecem até às 17h dessa quarta-feira e visam evitar o surgimento de novos casos no município.

fotos: Robson Fritzen