23.1 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Crianças e gestantes de Amambai são atendidas pelo programa Criança Feliz

- Publicidade -

Mais de 126 famílias estão sendo atendidas pelo programa Criança Feliz, oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, até mesmo ainda dentro da barriga da mãe, considerando sua família e seu contexto de vida.

Semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo da idade da criança, cinco visitadores designados pela SMAS, vão até a casa dessas famílias, já atendidas pelo Bolsa Família ou pelo Benefício de Prestação Continuada, para realizar brincadeiras entre os familiares com o objetivo de resgatar o afeto e ajudar no desenvolvimento infantil.

A coordenadora do programa em Amambai é a psicóloga Silvia Castelon. Segundo ela, o projeto é excelente tanto para as crianças quanto para o município, que não tem nenhum gasto com sua manutenção.

“Através do Criança Feliz podemos colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos entre mãe e filho e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na infância; Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias”, explica a coordenadora.

Também fazem parte do programa a Pedagoga e Supervisora, Elaine Valenzuela e os cinco visitadores, estagiários de nível superior que executam as atividades domiciliares: Cinthia Soares, Raquel dos Santos, Daiana Anastácio, Nerly Roque e Gustavo Moraes.

As visitas já passam de 500 desde o início do programa em 26 de novembro do ano passado. A meta é que durante este ano o número de famílias atendidas chegue a 150.

Mais informações pelo número (67) 3481-5004.

Fonte: Bruna Corrêa/DECOM

Crianças e gestantes de Amambai são atendidas pelo programa Criança Feliz

Visitadores: Cinthia Soares, Raquel dos Santos, Daiana Anastácio, Nerly Roque e Gustavo Moraes / Foto: Assessoria

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -