terça-feira, 23 de abril de 2024

Comemorações de Aniversário de Amambai marcam pela diversidade

Com baixo custo, programação visou à interação entre Poder Público Municipal e a População.

03/10/2017 16h28 – Por: Joaz – Decom

A programação de comemoração de Aniversário de Amambai teve início no dia 10 e seguiu até o dia 28 de Setembro com variado número de atividades que tinham como principal objetivo levar entretenimento e aproximar a População da Administração Municipal.

A Festa teve início com grande Show do cantor Sertanejo, Loubet e se encerrou com o corte do bolo de 69 metros.
Durante o mês de setembro foram mais 40 eventos realizados, entre eles lançamentos e entrega de Obras, Shows, Exposições Culturais, Campeonatos, Torneios, Corridas, entre outros.

Obras
Foram mais de R$ 4.205.063,34 em obras entregues durante a programação no mês de setembro.
Execução de calçadas e estacionamento de concreto, R$ 28.568,60.
Reforma e ampliação da Escola Municipal Marlene Vilarinho Albuquerque, 222.810,87.
Construção da Cozinha Central, R$ 570.000,00.
Execução de pavimentação asfáltica e drenagem pluvial em diversas ruas do residencial Pôr do Sol, R$ 568.826,63
Execução de Pavimentação asfáltica e drenagem pluvial em diversas ruas do perímetro urbano de Amambai, 2.485.595,94.
Execução de Drenagem pluvial urbana na Vila Jardim Panorama, 329.234,30.

Esporte e Cultura

Foram diversas as atividades voltadas para o Esporte e Cultura durantes as comemorações de 69 anos de Amambai.
O Município, no mês de Setembro, sediou a Final do Campeonato Conesul de MTB, Corrida do Facho, Corrida Feminina de 4 km e Rodada da VII Copa Guapoy, eventos que movimentaram e trouxeram competidores de outros Estados e Países para cidade Crepúsculo.

A Praça Coronel Valencio de Brum, que foi o centro de muita das atividades em comemoração aos 69 anos do munícipio, foi preparada para trazer emoção e cativar o orgulho em ser Amambaiense.
Parte da praça foi tomada pela história do município através da exposição de fotos ‘antigas’, que mostravam ao visitante uma Amambai muito além dos 69 anos da emancipação, com retratos datados a partir de 1902. “Retratos de Amambai”, a exposição, contou com um painel que recolheu dezenas de assinaturas que ficarão para posterioridade.

Os bancos e o Busto, que leva a imagem do Coronel Valencio de Brum, foram devolvidos a População, ato que rendeu muita emoção. A Administração atendeu um pedido antigo, quando devolveu ao munícipe um pedaço de sua História, seu Orgulho. Coronel Valencio de Brum, que em 1949 foi eleito Prefeito Municipal de Amambai e permaneceu no cargo até o dia 22 de Maio de 1950, foi homenageado com a reintrodução do Busto, o que trouxe grandes emoções aos familiares e demais participantes, que estiveram presente durante o descerramento. Na oportunidade a Prefeitura Homenageou Servidores aposentados e Famílias Pioneiras.

A Praça foi senário das mais inusitadas disputas e torneios que provocaram muitas risadas, como a Corrida de Personalidades que foi a responsável por grandes ‘arrancadas’ de 100mts. Um dos destaques das provas com certeza foi a Corrida entre o Prefeito de Amambai, Dr. Bandeira contra o Vice-Prefeito Valter Brito, onde depois de acirrada disputa o Prefeito se fez vencedor com pequena margem sobre o Vice. Com as varias baterias o evento arrecadou R$ 2 mil para o Instituto Eduardo Dutra Lescano.

A Prefeitura, na busca pelo ‘novo, realizou o Primeiro Torneio de Sinuca, que em sua primeira edição contou com quase 250 participantes. O Torneio foi dividido em varias categorias, Masculino A (Profissional) e B (Amador) e Feminino.

A 9ª Festibai abrilhantou as comemorações de Aniversário com apresentações que envolveram e emocionaram grande público. Com renomado corpo de Jurados o evento serviu de vitrine para os talentos Amambaienses nos mais variados gêneros musicais. Foram três dias de festa com apresentações em quatro categorias: Gospel, Infanto-juvenil e Adulto; Livre, Infanto-juvenil e Adulto.

As festividades se estenderam até o dia 28 de Setembro, dia em que comemoramos o aniversário do município, com a Corrida do Facho, Corrida Feminina de 4 km, Cavalgada com ‘Quebra Torto’ (Arroz Carreteiro) e o Grande Bolo de 69 metros.

A Cavalgada reuniu dezenas de cavalheiros que desfilaram pela cidade até a chegada à Praça Central onde em seguida foi servido grande ‘Quebra Torto’. Foram mais de 300 pratos servidos e muitas rizadas com competições de: Quem ‘tráia’ mais rápido um cavalo, Melhor tocador de Berrante, Melhor Laçador, entre outras.

Para fechar a programação com ‘Chave-de-Ouro’ a população compareceu em peso no corte do Bolo de 69 metros. Foram centenas de quilos de bolo servidos com mais de 2 mil pessoas presentes que puderam se deliciar com o delicioso quitute oferecido pela Prefeitura de Amambai.

Amambai chega aos 69 anos imponente sendo a cidade que mais cresce em todo Conesul. Comercio forte e bem colocado, Gente bonita e trabalhadora que fazem da cidade uma Potencia em todo Mato Grosso do Sul.

Reintrodução do Busto na praça trouxe emoção.

foto: Joaz - Decom

O Prefeito de Amambai, Dr. Bandeira descontraindo durante a competição que elegeu o melhor e o pior ‘Berranteiro’. foto: Joaz - Decom

Comemorações de Aniversário de Amambai marcam pela diversidade