24 C
sábado, 20 de abril de 2024

Carreta do Hospital de Câncer de Barretos atende em Amambai

A carreta do Hospital de Câncer de Barretos vai atender a população de Amambai no período de 22 a 25 deste mês de maio. De acordo com informações da Prefeitura Municipal, o objetivo é disponibilizar para a comunidade um atendimento de qualidade na prevenção de doenças como o câncer. As pessoas interessadas já podem procurar as unidades básicas de saúde para fazer o agendamento de atendimento.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Perius, a gestão do prefeito Dr. Bandeira tem a saúde como foco principal. “E como a prevenção é melhor que qualquer remédio, a Prefeitura fez parceria com o Hospital de Barretos que enviou para cá uma carreta com consultórios e salas de exames para que a população possa ser bem atendida e o mais importante, gratuitamente”, disse Perius.

Ele destacou que a carreta ficará instalada na frente do Hospital Regional de Amambai, com atendimentos sendo agendados para os dias 22, 23, 24 e 25 deste mês de maio. “As pessoas que quiserem fazer os exames bastam procurar as nossas unidades básicas de saúde para agendar o atendimento”, destaca o secretário.

História

A direção do Hospital de Câncer de Barretos ao criar o atendimento através das carretas e ônibus, adotou a estratégia que a instituição já usava quando saia em busca ativa de mulheres para fazerem os exames preventivos de câncer em seus domicílios ou em locais próximos. O Hospital ia até a residência dessas mulheres, na periferia de Barretos, para a realização de exames preventivos de Colo Uterino.
Essa atuação trouxe resultados positivos: do total de mulheres diagnosticadas com câncer, 80% dos casos estavam em estágio inicial – período do desenvolvimento da doença em que a chance de cura é de 90%. Com o sucesso desta iniciativa, o trabalho de prevenção foi estendido para toda a população rural e urbana de Barretos.

O projeto cresceu, ganhou uma estrutura elaborada e começou a atuar não somente em Barretos, mas em outras regiões do país, realizando assim, um trabalho de prevenção de câncer pioneiro na América Latina. Atualmente, o Hospital de Câncer de Barretos possui seis unidades móveis (ônibus e carretas adaptadas). A unidade móvel que vem para Amambai realiza o rastreamento do câncer de mama e colo de útero, através de exames preventivos na população feminina.

O serviço de prevenção diagnostica em média 270 novos casos de câncer de mama ao ano no rastreamento, tratados em sua plenitude ao Hospital de Câncer de Barretos. A instituição segue protocolos internacionais, oferecendo um atendimento integral ao paciente do primeiro exame ao tratamento final, caracterizando uma ação efetiva, com segurança e qualidade no combate ao câncer de mama.

O rastreamento mamográfico, em algumas áreas que o Hospital de Barretos atua, atinge cerca de 70% da população alvo e o diagnóstico precoce atinge a 80% dos casos de câncer, números comparáveis aos rastreamentos europeus. Também serão disponibilizados os exames preventivos do câncer do colo de útero (Papanicolau).

Carreta do Hospital de Câncer de Barretos atende em Amambai