quinta-feira, 25 de abril de 2024

Atividades da Educação Especial foram retomadas nesta segunda-feira (11) com reunião e treinamento

Junto com a volta às aulas, as atividades da Educação Especial do município foram retomadas nesta segunda-feira (11), quando os professores de salas de recursos e de apoio participaram de uma reunião e treinamento no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A Coordenadora Geral da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Adiles Sarmento Campos, esteve acompanhando o evento.

O coaching, que ministrou a palestra, foi Leoncio Elidio dos Santos Junior. Formado em Administração de Empresas (UEMS); especializado em Gestão Pública (UFMS); Mestre em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (UEMS) e servidor público estadual há 18 anos.

A preleção chama-se Imersão, na qual foram desenvolvidas atividades de interação com a finalidade de propagar conhecimentos voltados a identificação e desenvolvimento das habilidades humanas no que tange suas perspectivas pessoais.

Foram cerca de 60 profissionais participantes, com a finalidade principal de troca de conhecimentos e expectativas entre o público e o palestrante, pois o aprendizado não ocorre numa via de mão única.

2019

Esse ano, a Equipe de Educação Especial pretende fazer um trabalho direcionado a orientação “in loco” nas escolas juntos aos profissionais de Apoio e Professores dos alunos público alvo. Esse atendimento orientação se dará mediante cronograma respeitando a hora atividade do professor, momento esse destinado a tratar de assuntos referente ao ensino aprendizagem da criança.

As capacitações continuadas aos professores de Apoio, Interpretes e de Salas de Recursos continuarão com encontros mensais. Também haverá Curso de Libras quinzenalmente as terças-feiras, das 19h às 21h na SEMED e também haverá Curso de Libras quinzenalmente aos sábados, das 8h às 10h na Escola Municipal Professora Maria Bataglin Machado. A professora de Libras Maudméia Guazina França é quem ministra o Curso.

Hoje e amanhã, 12 e 13 de fevereiro, os professores das salas de recursos recebem capacitação continuada para o início dos trabalhos do ano letivo na SEMED durante o período diurno.

Equipe de apoio pedagógico de Educação Especial é formada por Zita Centenaro, Secretária Municipal de Educação; Raquel Cazari Medeiros, coordenadora geral da Educação Especial/Psicopedagoga; Glauce Leite Mascarenhas, coordenadora /Psicopedagoga; Valdinéia Batistela Berté, coordenadora; Elenice Costa Santos, Psicóloga e Ariane Elfrida Lui Nogueira, Fonoaudióloga.

Fonte: DECOM/Bruna Corrêa

O couching Leoncio Elídio, com a coordenadora geral da EJA, Adiles e a equipe de apoio pedagógico de Educação Especial / Fotos: Assessoria