quinta-feira, 25 de abril de 2024

Amambai conquista 9º lugar no ranking da transparência em MS

Nota do município foi 9, subindo mais de três pontos em comparação a do ano anterior.

11/12/2017 17h13 – Por: Felipe Schinaider

A Rede de Controle da Gestão Pública divulgou na última quinta-feira (7), o ranking dos portais da transparência. Todos os municípios de Mato Grosso do Sul, além do governo do estado, tiveram as prestações de contas on-line avaliadas e as notas variaram entre 0 e 10.

Amambai alcançou a nota 9,0, conquistando assim o 9º lugar no ranking, subindo mais de três pontos em comparação a pesquisa do ano anterior. Entre os quesitos analisados estão a possibilidade de entrega de um pedido de acesso de forma presencial ao cidadão, abertura de contas, acessibilidade do contribuinte e das instituições fiscalizadoras, se há divulgação de remuneração individualizada por nome do agente público e se as despesas apresentam dados dos últimos seis meses.

Os dados apresentados foram colhidos dos sítios mantidos pelos Executivos Municipais e Estadual do Mato Grosso do Sul (MS) na rede mundial de computadores, de forma a evidenciar sua adequação à legislação disposta, bem como a aderência às boas práticas de transparência pública dos órgãos brasileiros de controle. As pesquisas nos sítios eletrônicos foram realizadas em novembro de 2017.

No geral, os portais da transparência dos municípios do estado de Mato Grosso do Sul atingiram a média de 7,90. Foi observada uma melhora significativa, de acordo com o Ministério Público Federal, entre as avaliações realizadas pelo órgão de controle.

O intuito dessa pesquisa é o de fomentar a transparência pública e o fortalecimento dos canais de interação entre governo e sociedade permitem estimular a democracia participativa, e que o esforço articulado entre a sociedade civil organizada e os órgãos de controle de Estado, assim como a transparência das informações e dados governamentais possibilitem o controle social dos gastos e políticas públicas.

Amambai conquista 9º lugar no ranking da transparência em MS

Portal da Transparência Municipal, que pode ser acessado através do site da Prefeitura.