15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Abertura do 16º Jogos da Integração Indígena (Joind) aconteceu neste sábado (19)

- Publicidade -

Abertura do 16º Jogos da Integração Indígena (Joind) aconteceu neste sábado (19)

Com o objetivo de unir a comunidade indígena do Mato Grosso do Sul, a associação Jovens Indígenas Guarani Kaiowá em Ação (JIGA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Amambai realizou no último sábado (19) a abertura da 16ª edição dos Jogos da Integração Indígena (Joind).

Durante os 10 dias de jogos, os atletas ficarão alojados na Escola Municipal Polo Guarani Kaiowá, local onde acontecem todas as modalidades de competições que são: futsal, basquete, vôlei, atletismo, queimada, tiro com estilingue, apresentação de armadilhas tradicionais, Avati Soka, Mynaku rero, lançamento de dardo, arremesso de flechas e cabo de força.

Estão participando cerca de 1200 competidores, oriundos de 14 aldeias situadas em 11 municípios do estado, sendo eles: Amambai, Dourados, Douradina, Japorã, Tacuru, Laguna Carapã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Antonio João, além de uma aldeia do país vizinho, Paraguai. Ao todo, 35 equipes femininas e 45 masculinas disputarão o certame.

Um grande público esteve presente para prestigiar a abertura do evento, autoridades, munícipes, amigos e familiares dos atletas.

A programação, que aconteceu na Escola Municipal Polo Guarani Kaiowá, contou com o acendimento da pira olímpica, concurso Garoto e Garota Joind, além de apresentações de danças e teatro.

O evento foi prestigiado por grande público / Fotos: Robson Fritzen/DECOM

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -