sexta-feira, 29 de março de 2024

Parceria entre Município de Amambai e MEC garantem assistente de alfabetização em sala de aula.

O Programa Mais Alfabetização – PMALFA, é uma estratégia do Ministério da Educação – MEC, que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.

Objetivo do PMALFA é fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização – para fins de leitura, escrita e matemática – dos estudantes no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. Para isso, o Ministério da Educação garantirá apoio adicional – prioritariamente no turno regular – do assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, por um período de cinco horas semanais.

O Programa cumpre a determinação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quando estabelece que nos primeiros dois anos do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos apropriem-se do sistema de escrita alfabética.

Na rede municipal de ensino de Amambai são 35 professores alfabetizadores que receberam o assistente desde o primeiro dia do mês de junho, este permanecerá o período de seis meses na escola.

Os assistentes foram selecionados a partir da Portaria nº12/2018 que assegura que todos os profissionais selecionados estejam no banco de dados Processo Seletivo para Professores realizado em 2017 pela Prefeitura Municipal.

Os assistentes receberão formação continuada através da SEMED e serão acompanhados pelas equipes gestoras das escolas e pela coordenadora do programa na SEMED Liziana Arâmbula Teixeira.

A secretária Zita Centenaro destaca que este é o momento de melhorarmos a qualidade do ensino ofertado em nossas escolas, fortalecer nossas unidades de ensino e oferecer formação continuada aos educadores com o objetivo “atender bem o nosso aluno”.

07/06/2018 11h02 – Por: SEMED